O lado medonho da liderança - 4 fatos

Oi pessoal, 

Vamos falar sobre liderança? Vamos bater um papo sobre este assunto que é o queridinho dos palestrantes, que é tópico famosinho no TED Talk, que é best seller no mundo todo e por aí vai...?

Mas antes de tudo, se você for ler até o final do post, te convido a responder (pra você mesmo) algumas perguntinhas: 

- O que é ser um líder pra você?
- Como os líderes se sentem?
- O que eles fazem nas salas/ mesas deles?
- O que eles pensam sobre a equipe deles?

Agora sim, todo mundo aquecido no tema... vamos ao post:

Já disse pra vocês em posts anteriores que eu coordeno uma escola e que sou psicóloga, mas vale dizer que minha experiência profissional também foi construída em RH, Treinamento e Desenvolvimento pra ser mais específica, e que fui exposta a diversos estilos de líderes e ouvi muitas e muitas pessoas falando sobre suas crenças e descrenças sobre eles.

Eu bem sei que existem pessoas que logo cedo estabelecem a meta de serem chefes/ líderes/ gerentes/ coordenadores/ diretores e etc... e vivem pra alcançar isso. Acho justo, se esse é o seu sonho go for it! Nada melhor do que viver o que a gente sonha/ almeja, não é?  Mas, comigo não foi bem assim, as coisas aconteceram naturalmente, e veja bem, eu amo o que faço, entretanto, nem de longe, eu imaginava algumas situações que eu viveria e alguns desafios pessoais que vivi.



1- Você é um líder, você sabe tudo
  • Quem responde por pessoas e tem que decidir desde a cor do papel higiênico até contratação de um funcionário, as vezes também não sabe o que fazer. 

  • O líder tem que decidir tantas coisas e são tantas variáveis que no final do dia que muitas vezes ele não quer nem escolher o que comer, pra ele, qualquer coisa está de bom tamanho. Eu, por exemplo, já tive vontade de ligar pra pizzaria e dizer: manda uma uma pizza com massa fina e me surpreenda com o sabor.

2- Você é um líder, você está preparado pra tudo

  • As vezes via algumas reações aparentemente descabidas de alguns líderes meus e não entendia o motivo do nervosismo, da correria, das poucas palavras... Eu esperava alguém pra me consolar e sempre estar ao meu lado, mas amiguinhos... Life is not like this... Apesar de amar super heróis, eu sei que eles vivem nos livros e nos filmes, porque é impossível estar preparado sempre. 
  • Algumas vezes o líder só consegue fazer isso:



3- Você é um líder, você está no controle

  • O controle amigo, é uma ilusão. O líder guia, oferece ajuda, mas controlar mesmo? Só se for o canal da TV, porque as pessoas, elas fazem o que querem.
  • O líder tem que aprender a lidar com frustrações, isso sim...





4- Você é um líder, você é popular e amado


  • Ba-le-la... Você é líder, muitas pessoas não gostam de você (mesmo que não seja nada pessoal), elas tem interesse ao se aproximarem, as pessoas te culpas pelos insucessos delas e você almoça sozinho a maioria das vezes...
  • Ser líder é ser solitário. Muito mesmo...É ter que falar o que ninguém tem coragem e o que a maioria não quer ouvir...


Poxa, tão pessimista esse post, hein? É eu sei, mas me mantive fiel ao título, né? Quem sabe um dia eu passe por aqui pra falar sobre o lado bom da liderança. Nunca se sabe...



Vou nessa, torcendo por semanas melhores e por uma boa dose de bom humor.

Abraços pra vocês!

P.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não reclame das minhas fotos, please.

Vamos cuidar desse corpinho?

Amamos séries, não amamos?