Sobre a vontade de voltar a estudar

Antes de começar o post preciso contar um retrospecto dos meus anos na faculdade...



Em primeiríssimo lugar, amigo, o meu curso teve 5 longos e lentos anos de duração. Sabe quanta coisa acontece em 5 anos? (veja o que uma criança de 5 anos faz...)

Em segundo lugar, eu morava na Estrada do Guarapiranga (dá uma olhada onde fica...),  o acesso era péssimo... e eu gastava em média 1 hora e meia (sendo otimista) pra chegar na faculdade, amassada no ônibus.

Estudei 3 anos no período matutino, o que significa que eu tinha aula às 07h30 da manhã. Faz as contas aí do horário que eu acordava e do perrengue que eu passava no bus... Sei que milhões de pessoas fazem isso, ok... Mas nada muda o fato de ser absurdo começar a estudar às 07h30, né? Imoral isso.

Nos ônibus da vida eu já sofri tentativa de assalto, dormi e passei do ponto, perdi óculos, sentei naquele degrau mais alto que queima sua bunda de tão quente que é (quem já sentou sabe...), marmitas azedaram, já tive barata subindo na minha perna, já estudei pra milhares de provas, já tive queda de pressão, já desci do bus e a bolsa enroscou na saia e saí pela rua assim (só percebi entrando na faculdade mesmo) e por aí vai. 

Perceba que eu dei ênfase pra correria do transporte coletivo, porque eu já chegava na facul extremamente cansada e irritada, mas depois de tudo isso eu tinha milhares de aulas que eu não gostava tanto. E aí, bem nesse ponto, descobri um outro jogo da vida: aquela velha frase "vou fazer faculdade e estudar só o que gosto"... amiguinho, não caia nessa! Isso é: ba-le-la... 

Depois das aulas infindáveis e muita, mas muita leitura e correria (sentia meu corpo formigando de cansaço...) eu dava aulas de inglês pra 9 turmas e me deslocava a pé (ou de ônibus) entre 3 escolas. Era homework pra corrigir que não acabava mais... mais de 70 alunos, gente!

Até que em determinado momento do curso eu comecei estágios na área de RH e a vida na faculdade ficou menos pior, já que no meu segundo estágio eu mudei meu curso pra noite. E uma coisa ficou muito clara: sou uma pessoa que funciona MUITO, mas MUITO melhor estudando de noite. Por isso fica o recado: Sociedade, precisamos aceitar que algumas pessoas funcionam melhor acordando tarde, please...

Ainda assim foi um sufoco, já que nesse ponto do curso eu já sabia as matérias que me interessavam: psicologia da educação, orientação de carreira, psicologia dos processos grupais, psicologia analítica; e o que passava disso não me interessava muito.

Então o curso foi caminhando pro último ano, e eu, uma pessoa super sensata, decidi fazer o quê? Casar... Daí amigos, o negócio complicou... 

O TCC foi a prova que eu precisava pra saber que minhas amizades da faculdade ultrapassariam a marca dos 5 anos, por que foi caos. Foram 3 artigos científicos em grupos de 7/8 pessoas. O que chegava de e-mail diariamente era insano... Trabalhar simultaneamente com mais de 20 pessoas diferentes, sobre assuntos diferentes + casamento + supervisão + atendimento de casos na clínica escola foi algo parecido com participar dos Jogos Vorazes, certeza.




No dia que eu recebi o certificado de conclusão de curso eu jurei pra mim mesma que eu teria no mínimo um ano sabático em relação aos estudos. Eu não aguentava mais...


Aí, once a nerd, always a nerd, né? Os anos se passaram mudei algumas coisas na minha carreira, me adaptei no bairro novo, estudei pra tirar uma certificação em inglês, participei de umas palestras e, de repente toda a correria da faculdade ficou lá atrás e eu estou procurando algo pra estudar. hahahaha Go figure!

O que deixou isso tudo muito evidente pra mim foi participar de um workshop no início do mês. Gente... como isso me fez bem... Eu me senti mais viva, mais interessada, mais capaz, mais eu... É indescritível como o conhecimento pode mudar a gente. 



Sei que contei várias desgraças do tempo da facul, e acredite, eu sofri mesmo...rs Mas eu também tive momentos muito bons, é claro. Só não fazia sentido falar deles nesse post pra não perder a graça.

Então, o que eu realmente queria falar nesse post é: estou a procura de um curso. Sim! Estou contando os minutos para ter meu caderno, meu estojo, minhas canetas (sou do tipo apegada a material escolar), pra ler, fazer resumos, tirar dúvidas... 

O que vou estudar? Por enquanto algo que a agenda e o dinheiro permitam (alguma outra certificação mais avançada em inglês). Depois disso, alguma pós/ mestrado... Vai saber, né? O céu é o limite, não é o que dizem?

Espero contar novidades sobre o assunto por aqui qualquer dia desses.

Um abraço,

P.

Comentários

  1. Essa correria aí da saudade, mas quando começa a gente quer se ver livre. Quero muito voltar a estudar também. Fazer uma pós na minha área, e fazer cursos para alimentar os meus hobbies. Essa acho que é a primeira coisa que vou fazer, já pesquisei local e preço, só falta arrumar o dinheiro (sempre ele) e ir fazer a matrícula pro meu curso de Sommelier em vinhos e cervejas.
    Em breve espero poder dizer que sou Desenvolvedora e Sommelier.

    Te conheci na Central do Textão! =D
    Beeeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS* Já tinha lido seu texto sobre o que fazer no frio! Amei!

      Excluir
  2. Oi Ariani! Sabia que a Central ia trazer muita gente bacana pra visitar o blog! Visitei o seu, e tu faz muita coisa bacana, hein?! Estou torcendo pra dar certo! Logo logo espero que nossos comentários falem dos nossos cursos! Beijos :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Não reclame das minhas fotos, please.

Vamos cuidar desse corpinho?

Amamos séries, não amamos?